Perguntas Frequentes

  1. O que é uma norma?

    Uma norma é um documento estabelecido por consenso e aprovado por um organismo reconhecido, que fornece regras, linhas directrizes ou características, para actividades ou seus resultados, garantindo um nível de ordem óptimo num dado contexto.

     

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  2. Como são constituidas as Comissões Técnicas (CT)

    Cada CT é constituída por um grupo de peritos da área temática da respectiva Comissão Técnica, que têm como missão a elaboração de normas portuguesas

     

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  3. Como se identificam as normas?

    Normalmente, a designação das normas é composta por um prefixo alfabético seguido por um código numérico.
    As normas portuguesas têm o prefixo NP.
    Quando se trata de normas portuguesas que adoptam uma norma europeia designam-se por NP EN. As NP EN ISO identificam as normas portuguesas que resultaram da adopção de uma norma europeia, que por sua vez resultou da adopção de uma norma internacional.

     

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  4. O que é a ISO?

    A ISO é uma rede global de institutos nacionais para a normalização de padrões de 157 Países, tem um “portefólio” de mais de 17.000 padrões dirigidos às empresas, governos e sociedade em geral.
    Os padrões ISO formam uma oferta completa para as três dimensões de desenvolvimento sustentável - o económico, ambiental e social.
    Os padrões ISO fornecem soluções que alcançam benefícios para quase todos os sectores de actividade, incluindo a agricultura, construção civil, engenharia mecânica, manufactura, distribuição, transporte, material médico, tecnologias da informação e comunicação, ambiente, energia, gestão de Qualidade, avaliação e serviços.

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  5. Onde pesquisar normas portuguesas e europeias?

    No Catálogo electrónico de normas portuguesas, disponível no sítio web do Instituto em Pesquisa/Catálogo poderá efectuar pesquisa de normas portuguesas e de normas europeias adoptadas, utilizando como critério de busca uma palavra do título, número da norma, comissão técnica ou combinando vários critérios.

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  6. Quais as diferenças entre acreditação e certificação?

    A Acreditação e a Certificação de Sistemas de Gestão são actividades que se diferenciam quer quanto aos objectivos quer quanto aos respectivos referenciais.
    A certificação (de sistemas de gestão, de produtos, de pessoas) é uma das actividades de avaliação da conformidade (certificação, inspecção, ensaio, calibração).
    A acreditação é o reconhecimento da competência técnica para exercer as actividades de avaliação da conformidade.

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  7. Qual o organismo responsável pela Acreditação em Portugal?

    Com a criação do Instituto Português de Acreditação, IP (IPAC) pelo Decreto-Lei 125/2004 de 31 de Maio, foram atribuídas a este organismo as atribuições no âmbito da acreditação ou reconhecimento da competência técnica dos agentes de avaliação da conformidade actuantes no mercado, que antes eram competência do IPQ.
    Assim, quaisquer informações sobre estas actividades devem ser obtidas junto do IPAC, nomeadamente através do seu sítio web: www.ipac.pt.

     

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