A PESSOA: Elemento base para o sucesso de um Projecto

28 de Julho de 2009 - 14h 29m

O elemento primário de qualquer projecto são as pessoas! São as pessoas que levantam os requisitos, entrevistam os usuários (mais pessoas), desenham o projecto, e o executam para pessoas.
Portanto, sem pessoas, não há projecto, por mais perfeito que ele pareça. A melhor coisa que pode acontecer a qualquer projecto, é ter pessoas que sabem o que estão fazendo, que tenham a coragem e a autodisciplina para fazê-lo. Pessoas inteligentes fazem o que é certo e evitam o que é errado. Pessoas corajosas dizem a verdade quando os outros querem ouvir algo diferente. Pessoas disciplinadas que trabalham para e pelos projectos e não os atropelam.
Podemos questionar, mas isso não é óbvio, não é isso que acontece?
E eu respondo, será?! É que de tão óbvio que possa assimilar, é esquecido.
Falamos em projecto, e os executivos já pensam em orçamento e prazo, com alguma sorte em objectivo, mas não pensam em pessoas.
Quantos e quantos projectos não começaram sem as pessoas certas, ou até mesmo sem pessoas? O projecto atrasa um pouco ou muito, mas é finalizado, talvez o objectivo não seja totalmente atingido, ou é atingido com muito esforço.
Espera-se que pelo menos o gestor do projecto, ou os executivos que o financiam, tomem a grande batalha que o projecto se tornou em uma lição aprendida, e que tais erros não ocorram nos próximos projectos. Acredita que isso é feito? Não? Nem eu. Mas, realmente deveria ser feito. Deveriam ser computadas as lições aprendidas, tendo em conta o ciclo de melhoria contínua.
Dessa maneira, as empresas entenderiam melhor onde desperdiçaram seus orçamentos, claro que quando computam os prejuízos, as acções tomadas são demissões de pessoas. As pessoas elevaram o orçamento do projecto, quando na verdade o prejuízo está em não gerenciá-las de forma correcta.
Projetco que começa sem objectivo, sem pessoas e sem gerenciamento adequado, não termina bem ou se torna em batalha monstruosa!
“Qualquer criança sabe que um desenho não está completo, se não desenhar pelo menos uma pessoa nele.”

Gilberto Teles
Gestor da Qualidade e HACCP

Retrato de mphmph
Registado em 2009-05-07
User is offline Desligado
Voltar ao topo
Pesquisa avançada
 
Pesquisar
Pesquisa avançada

Desenvolvido pela Arkikstudio