Resultados por Dimensão

Educação

Na dimensão Educação, o indicador que mais progrediu relativamente a 2001 foi a Percentagem da População que Possui Ensino Superior Completo (25 a 64 Anos), com 128,9%. Em relação ao ano anterior, dois dos indicadores subiram o seu valor e um desceu.

Analisando os indicadores onde existem dados comparativos disponíveis, relativamente a países e regiões com realidades semelhantes, é possível observar que a Região Autónoma da Madeira se encontra abaixo da média nos indicadores relativos às qualificações académicas da população.

Tabela - Educação

Emprego

Na dimensão do Emprego observa-se que os três indicadores com informação disponível, em relação ao ano anterior, desceram. O único indicador que progrediu positivamente, relativamente ao ano base, foi a Taxa de Desemprego de Longa Duração (10,3%).

Analisando os indicadores onde existem dados comparativos disponíveis, relativamente a países e regiões com realidades semelhantes, é possível observar que no indicador Taxa de Desemprego a Região Autónoma da Madeira se encontra entre as melhores realidades, enquanto que na Taxa de Desemprego de Longa Duração, apesar do progresso obtido desde 2001, ainda se situa abaixo da média.

Tabela - Emprego

Bem Estar Económico  

Na dimensão do Bem Estar Económico, verifica-se que, em relação ao ano anterior, todos os indicadores onde existe informação relativa ao ano anterior, subiram o seu valor. O indicador que mais progrediu, relativamente a 2001, foi o PIB per Capita, com 21,2%.

A comparação da Região Autónoma da Madeira com outros países e regiões afins também permite aferir que no indicador PIB per Capita a RAM se encontra entre as melhores realidades.

Bem estar económico

Transportes e Comunicações

Na dimensão dos Transportes e Comunicações, o indicador que mais progrediu, relativamente a 2001, foi a Percentagem de Lares com Acesso a Computadores Pessoais, com 291,7%. Em relação ao ano anterior, quatro dos indicadores subiram o seu valor e um manteve o seu valor.

Bem Estar Económica

Sustentabilidade Ambiental

Relativamente ao ano anterior, verifica-se que quatro dos indicadores subiram o seu valor, três desceram e um manteve-se inalterado. Na dimensão da Sustentabilidade Ambiental, o indicador que mais progrediu, relativamente a 2001, foi a Percentagem da Superfície Agrícola Útil Utilizada na Produção Biológica, com 183,9%. Por oposição, o Consumo de Água Residencial e em Serviços por Habitante, a Produção de Resíduos Sólidos Urbanos por Habitante, e a Percentagem de Energia Eléctrica com Origem em Fontes Renováveis encontram-se numa situação pior do que a registada em 2001. Este último indicador, por comparação com países e regiões similares, encontra-se numa situação abaixo da média. Por sua vez, a Percentagem de Área Florestal situa-se entre as melhores realidades encontradas.

Sustentabilidade Ambiental

Habitação

Na dimensão da Habitação, verifica-se que o indicador que mais progrediu, relativamente a 2001, foi o Número de Alojamentos Familiares Clássicos por Habitante (9,8%).

Nos dois indicadores onde foi possível realizar uma comparação com países e regiões similares, isto é, o Número de Alojamentos Familiares Clássicos por Habitante e a Despesa em Habitação / Despesa Total, a Região Autónoma da Madeira encontra-se abaixo da média.

Habitação

Saúde

Na dimensão da Saúde, verifica-se que, em relação ao ano anterior, todos os indicadores subiram o seu valor. O indicador que mais progrediu, relativamente a 2001, foi a Taxa de Mortalidade Infantil, com 58,5%.

Analisando os indicadores onde existem dados comparativos, relativamente a países e regiões com realidades semelhantes, é possível observar que no indicador Taxa de Mortalidade Infantil a Região Autónoma da Madeira se encontra entre as melhores realidades, enquanto que na Esperança de Vida à Nascença da População Residente está abaixo da média.

Saúde

Coesão Social

Relativamente ao ano anterior, na dimensão Coesão Social verifica-se que um dos indicadores desceu e dois subiram o seu valor. O indicador que mais progrediu, relativamente a 2001, foi os Beneficiários do Rendimento Social de Inserção por 1 000 Habitantes, com 31,9%. Por oposição, a Heterogeneidade Concelhia de Índice de Poder de Compra e o Número de Casos Novos por Ano de Alcoolismo estão numa situação pior do que no ano base.

Também é de salientar o indicador de percepção Flagelos sociais como toxicodependência, alcoolismo ou violência doméstica, que apresenta um valor baixo (48,4 pontos percentuais).

Coesão Social

Ambiente

Na dimensão do Ambiente, ambos os indicadores subiram em relação ao ano anterior. Dos indicadores de percepção do Ambiente, destacam-se a Limpeza e Higiene dos Locais e a Qualidade da Água por terem os valores mais elevados.

Ambiente

Segurança

Na dimensão da Segurança, dois dos indicadores subiram em relação ao ano anterior e um desceu. O indicador que mais progrediu, relativamente a 2001, foi o Número de Acidentes Rodoviários por 1000 Habitantes, com 17,3%.

Segurança

Cultura, Lazer e Desporto

A dimensão da Cultura, Lazer e Desporto é composta unicamente por indicadores de percepção, destacando-se a Qualidade e Variedade de Espaços para a Prática do Desporto, indicador que atinge os 71,2 pontos percentuais.

Cultura, lazer e desporto