Turismo

O estudo realizado ao Turismo na Região Autónoma da Madeira permitiu construir um modelo explicativo da Satisfação do Turista.

O modelo de satisfação apresenta um coeficiente de determinação de 0,66 para a subpopulação que não apresentou reclamação e chegou de avião (70,2% da população) e de 0,72 para a subpopulação que chegou de cruzeiro (22,5% da população) e os resultados obtidos revelam uma Satisfação positiva dos turistas (valores entre 60 e 80 pontos percentuais) com a Região Autónoma da Madeira enquanto destino de férias.

O modelo de satisfação evidencia que a dimensão das Reclamações é a maior prioridade de actuação no caso do turista apresentar uma reclamação.

Na avaliação que os turistas fizeram do Valor Apercebido, tendo em conta os preços e destinos concorrenciais, existe uma avaliação mais positiva da qualidade da região do que dos preços, ainda que estes sejam competitivos face à generalidade dos destinos alternativos considerados. Neste sentido, esta dimensão surge como a maior prioridade de acção, no caso de não existir uma reclamação, mas com um ponto de partida que é em termos comparativos bastante sólido.

A Imagem e a Qualidade do Destino de Férias são os pontos fortes da região enquanto destino de férias, e como tal, devem ser prioridades de acção.

Finalmente, surge a Qualidade dos Serviços Complementares, que não deve ser vista como prioridade.

Impacto total na satisfação

Nota 1: Como exemplo dos valores aqui apresentados, pode referir-se que um aumento de um ponto na imagem resulta num aumento de 0,25 pontos na satisfação (impacto total na satisfação).

 

Nota 2: O impacto da dimensão das Reclamações só é aplicável à população que efectivamente apresenta uma reclamação.

Uma análise do comportamento da região enquanto destino de férias, nos diversos indicadores associados a cada uma das dimensões, permite evidenciar como indicadores de actuação prioritária os seguintes:

  • Valor apercebido:

- Qualidade global da Região enquanto destino de férias dada a qualidade do último destino de férias

- Qualidade da Região enquanto destino de férias dados os preços

  • Qualidade do destino de férias:

- Variedade e qualidade de actividades de lazer

- Variedade e qualidade do comércio (excluindo restaurantes, bares e cafés)

- Qualidade e diversidade do património arquitectónico

- Limpeza e higiene dos locais visitados

  • Imagem:

- Região inovadora e virada para o futuro

- Região onde se preocupam com os turistas

  • Qualidade dos serviços complementares:

- Qualidade dos operadores e guias turísticos

- Qualidade da informação sobre actividades de lazer

- Desempenho global dos empregados do comércio, restauração e hotelaria

- Acessibilidade dos postos de informação turística

Para além dos resultados do modelo de satisfação do turista, o estudo realizado põe igualmente em evidência que os turistas na ilha da Madeira se encontram mais satisfeitos do que na ilha de Porto Santo. No entanto, os turistas na ilha de Porto Santo mostram-se mais leais (recomendação e probabilidade de voltar à ilha).

Lealdade - Satisfação

Os turistas na época onde existem eventos organizados (por exemplo: Festa das Flores) sentem-se mais satisfeitos e leais (probabilidade de voltar no próximo ano e de recomendar a familiares, amigos ou colegas) do que na época onde não existe este tipo de eventos. O índice de Satisfação na época com eventos é de 76,4 pontos percentuais e na época sem eventos de 71,4 pontos percentuais.

Lealdade - Satisfação

No Mapa de percepção da Satisfação - Lealdade segundo os segmentos do meio de chegada à Região, verifica-se que os turistas que chegam de avião ou de cruzeiro não têm valores muito diferentes.

Lealdade - Satisfação

Pela comparação dos valores dos índices de satisfação por país de origem com os valores da população, podemos realçar alguns aspectos particulares da satisfação dos turistas.

Os turistas do Reino Unido são aqueles cujas expectativas foram mais superadas. O valor do seu índice distancia-se 6,2 pontos do valor da população.

Satisfação


Consulte ainda a Avaliação da Satisfação dos Turistas

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