Educação

O estudo realizado à Educação na Região Autónoma da Madeira permitiu construir um modelo explicativo da Satisfação do Aluno/Pai.

O modelo de satisfação apresenta um coeficiente de determinação de 0,68 para a sub população que não apresentou reclamação (89,5% da população) e os resultados obtidos revelam uma Satisfação positiva (valores entre 60 e 80 pontos percentuais) dos alunos ou respectivos pais, com os Serviços de Educação na Região Autónoma da Madeira (73,1 pontos percentuais).

O modelo de satisfação evidencia que a dimensão das reclamações é aquela que requer uma maior prioridade de actuação no caso de um aluno/pai apresentar uma reclamação.

No caso das pessoas que têm experiência com o pagamento do ensino, como por exemplo, os estudantes universitários e os pais/alunos de escolas privadas, a dimensão do preço apercebido surge como segunda prioridade de actuação.

Para a grande maioria dos alunos/pais onde as reclamações e o preço apercebido da educação não são uma componente essencial da sua satisfação, a qualidade de serviço, assim como, a qualidade dos serviços complementares, que compreende a qualidade das instalações, as estruturas de apoio, as actividades extracurriculares, etc., serão as principais prioridades de actuação.

Valor médio

Nota 1: Como exemplo dos valores aqui apresentados, pode referir-se que um aumento de um ponto na imagem resulta num aumento de 0,21 pontos na satisfação (impacto total na satisfação).

 

Nota 2: Os impactos das dimensões das Reclamações e do Preço Apercebido só são aplicáveis à população que efectivamente tem experiência com essa realidade.

 

Uma análise do comportamento dos Serviços de Educação, centrada nos diversos indicadores associados a cada uma das dimensões, permite evidenciar como indicadores de actuação prioritária os seguintes:

  • Qualidade de serviço:

- Qualidade global do ensino

  • Qualidade dos serviços complementares:

- Actividades extracurriculares oferecidas pelo estabelecimento de ensino

- Estruturas de apoio (papelaria e reprografia, biblioteca, serviços

administrativos, etc.)

- Ambiente condizente com uma aprendizagem de qualidade

- Disponibilização de computadores e tecnologias adequadas ao

nível de ensino

  • Imagem:

- Estabelecimento de ensino inovador e tecnologicamente avançado

Para além dos resultados do modelo de satisfação do aluno/pai, o estudo realizado põe igualmente em evidência que as pessoas na ilha da Madeira (Funchal e restantes municípios) têm uma satisfação e lealdade positiva (valores entre 60 e 80 pontos percentuais) relativamente à educação/estabelecimento de ensino. Por outro lado, os residentes na ilha do Porto Santo, apesar de apresentarem índices de satisfação e lealdade positivos (respectivamente 70,0 e 74,6 pontos percentuais), apresentam valores inferiores aos observados na ilha da Madeira.

Lealdade

Os pais dos alunos dos jardins de infância apresentam um índice de satisfação positivo e de lealdade muito positivo (76,3 e 81,3 respectivamente). Por oposto, os alunos do ensino superior apresentam níveis de satisfação e lealdade pouco acima dos 60 pontos percentuais.

Lealdade - Satisfação


Consulte ainda a Avaliação da Satisfação dos Utentes dos Serviços de Educação

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