Introdução

Objectivo

O presente estudo tem como objectivo fundamental a construção e análise do Barómetro Regional da Qualidade da RAM.

No âmbito do mesmo estudo, faz-se um tratamento de informação a nível de uma base comum de indicadores, que são depois trabalhados numa óptica de agregação alinhada com a caracterização da Qualidade na RAM, e também com a caracterização da Qualidade de Vida na RAM, orientada sobretudo para o bem-estar dos residentes.

O Barómetro Regional da Qualidade proporciona assim um Sistema de Avaliação, Monitorização e Apoio à Melhoria da Qualidade na RAM, baseado num conjunto de indicadores que devem ser disponibilizados e actualizados periodicamente (com produção anual de novos resultados).

Barómetro Regional da Qualidade

O "Barómetro Regional da Qualidade na Região Autónoma da Madeira", surge no âmbito da implementação da Estratégia Regional para a Qualidade (ERAMQ), aprovada pela resolução nº 276/2005, de 17/03/2005.

Neste sentido, a Direcção Regional de Comércio, Indústria e Energia (DRCIE) pretendeu, através de uma abordagem pragmática, implementar um conjunto de indicadores (de desempenho e de percepção) que permitissem aferir a situação actual da qualidade na Região Autónoma da Madeira (RAM), a percepção da mesma, o grau de satisfação de residentes e turistas e o impacto de acções de melhoria implementadas sobre os diversos indicadores adoptados.

O Barómetro Regional da Qualidade permite então, designadamente:

  • avaliar a qualidade percepcionada pelos turistas e residentes na RAM;
  • fornecer uma análise dos turistas e residentes na RAM no seu conjunto, permitindo igualmente efectuar uma análise independente e o benchmarking por segmentos relevantes (e.g., áreas geográficas) e, em particular, pelas diferentes áreas de análise;
  • responder a questões ad-hoc, e em particular avaliar o impacto de acções realizadas pelo Governo Regional da Madeira, junto dos diversos segmentos, bem como a identificação de segmentos alvo para a realização de tais acções, no âmbito da estratégia regional para a Qualidade (ERAMQ);
  • aconselhar o Governo Regional da Madeira sobre os pontos fortes, constrangimentos e áreas prioritárias de actuação, tendo em vista a melhoria da qualidade percepcionada e a satisfação do residente ou turista;
  • obter resultados comparáveis (em virtude dos modelos utilizados) com os do projecto ECSI Portugal - Índice Nacional de Satisfação do Cliente, assim como de outros indicadores de satisfação do cliente disponíveis a nível Internacional;
  • integrar e comparar os resultados relativos à satisfação do colaborador com o Observatório Nacional de Recursos Humanos.
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