Resultados Globais

Índice de Qualidade de Vida

 Termómetro

O termómetro aqui ilustrado reflecte a evolução média dos indicadores de Qualidade de Vida desde o ano de 2001.

Em 2006 verifica-se uma progressão, em média de 14,3%, relativamente ao registado em 2001, destacando-se a dimensão dos Transportes e Comunicações, por ter tido a maior evolução média (66,4%) e o Emprego, que mostra evolução negativa (de -16,0%) em relação ao ano base.

É ainda de assinalar a evolução ocorrida na dimensão Educação, com 46,0% de evolução face a 2001.

Em termos de desempenho absoluto, verifica-se que a Região Autónoma da Madeira apresenta o valor menos positivo na Coesão Social, e os mais positivos na Saúde e Ambiente.

 

Índice de Qualidade de Vida Regional

  

O Índice de Qualidade de Vida Regional dá uma medida global das dimensões construídas sobre a Qualidade de Vida na Região Autónoma da Madeira. O valor para 2007 cifra-se em 460 Pontos (4 Estrelas).

460 pontos

  

O gráfico abaixo apresenta o desempenho actual e a evolução desde o ano base, para as diferentes dimensões da Qualidade de Vida.

Como se pode observar, a dimensão dos Transportes e Comunicações é aquela que apresenta a maior evolução desde o ano base, colocando-a entre as dimensões com um bom desempenho com distinção (quatro estrelas).

Destaca-se ainda a evolução negativa registada na dimensão do Emprego (-16,0%), e a evolução positiva registada na Educação (46%), situando-se ambas ao nível do bom com distinção (quatro estrelas).

Gráfico

Rankings da Evolução dos Indicadores de Desemprego

Os quadros que aqui se apresentam traduzem rankings dos diferentes indicadores de desempenho (não são aqui considerados portanto os indicadores de percepção), tendo por base a evolução dos seus valores face ao ano base de referência.

Esta análise permite identificar os indicadores com maior ou menor dinâmica de evolução, independentemente dos respectivos valores absolutos de desempenho.

Rankings dos diferentes indicadores de desemprego

Rankings dos diferentes indicadores de desemprego

Apesar de o desemprego se ter agravado (-80%) face ao valor registado em 2001, o seu valor actual (4,1%) continua a ser um valor baixo quando comparado com outras realidades idênticas.

No quadro acima apresentam-se os dez indicadores com maior evolução positiva face ao ano base, enquanto que no quadro à esquerda se listam os nove indicadores que registaram evoluções menos favoráveis.

Rankings de Valores dos Indicadores de Desemprego

Os quadros que aqui se apresentam estabelecem um ranking dos indicadores de desempenho (excluindo portanto os indicadores de percepção), tendo por base os valores respectivos registados na Região Autónoma da Madeira.

Rankings de valores dos indicadores de desemprego

Vale a pena sublinhar aqui a taxa de desemprego, onde a Região Autónoma da Madeira apresenta um bom desempenho, ainda que numa das suas vertentes se encontre do lado oposto, no que toca à taxa de desemprego de longa duração.

Rankings de valores dos indicadores de desemprego

Rankings dos Indicadores de Percepção

Rankings dos indicadores de percepção

No quadro, encontram-se os indicadores de percepção que integram o IQVR, ordenados de forma decrescente.

O indicador que obtém a melhor avaliação é a Limpeza e Higiene dos Locais, com 75,6 pontos. No lado oposto, encontram-se os Flagelos sociais como toxicodependência, alcoolismo ou violência doméstica, cujo indicador de percepção se situa abaixo dos 50 pontos.

Ligeiramente abaixo dos 60 pontos encontra-se o Índice de Satisfação do Colaborador do Sector Privado, com 58,9 pontos percentuais.

Comparação da RAM com países e regiões similares

Comparação da RAM com países e regiões similares

No primeiro quadro, podemos verificar quais dos indicadores se encontram entre as melhores realidades, por comparação da Região Autónoma da Madeira com algumas regiões e países semelhantes.

No segundo quadro, por sua vez, encontram-se os indicadores onde a Região Autónoma da Madeira se encontra abaixo da média registada em regiões congéneres.

Comparação da RAM com países e regiões similares

Voltar ao topo
Pesquisa avançada
 
Pesquisar
Pesquisa avançada

Desenvolvido pela Arkikstudio